TEXTO DESCRITIVO - APLICAÇÃO

 Observe a imagem da mulher abaixo.




Para descrevê-la devemos seguir a estrutura que mostramos acima. Primeiro observamos a imagem como um todo. Após esta observação, começaremos a fazer a nossa descrição.

Na imagem observamos uma mulher que aparenta ser jovem, está sorrindo e está de pé com os braços cruzados. Ela tem os cabelos castanhos e lisos, repartidos um pouco para o lado. Seu rosto é arredondado, os olhos são azuis e as sobrancelhas um pouco grossas. Usa brinco branco redondo. Ela está vestindo uma blusa branca com decote em V e um casaco azul escuro com riscos verticais, finos, brancos e as mangas estão dobradas até os cotovelos. Também veste o que parece ser uma calça com um azul mais escuro e na cintura uma cinto em forma de tecido amarrado na frente.

Observe que a descrição busca dar uma ordenação de como nós vemos a pessoa.

Também podemos fazer uma descrição de imagem de uma paisagem como a que mostramos abaixo.




Lembre que para fazermos a descrição, fazemos inicialmente com o que vem mais à frente, ou seja, neste caso, começaremos com a descrição do homem.

A imagem mostra um homem no alto de uma montanha. Ele tem o cabelo loiro e usa óculos escuros. Usa uma blusa preta com listas brancas do ombro até as mangas. As mangas estão dobradas até os cotovelos. A calça abrigo também é preta com bolsos atrás. Em suas costas, há uma mochila azul claro com o fecho pretos e vários bolsos. Ele olha para outras montanhas que estão à sua frente. Algumas delas parecem não ter plantas no topo, mas rochas escuras. À sua esquerda há uma trilha que vai até o fundo de um vale que chega até um lago de águas aparentemente azuis. O céu está carregado de muitas nuvens, algumas claras e outras escuras.

EXERCÍCIOS

Observe a imagem abaixo e faça, primeiro, uma descrição objetiva e depois uma subjetiva.

Imagem 1

Imagem gratuita disponível em <https://pixabay.com/photos>

Imagem 2

Imagem gratuita disponível em <https://pixabay.com/photos>


Imagem 3

Imagem gratuita disponível em <https://pixabay.com/photos>