TEXTO DESCRITIVO OBJETIVO

 O Texto Descritivo é aquele que tem por objetivo apresentar em forma de palavras um determinado objeto, lugar, espaço, pessoa, animal, situação, fato, acontecimento ou evento. Também expõe apreciações e observações de modo que indica aspectos, características, detalhes e pormenores daquilo que se quer descrever. 


Para isso, alguns aspectos são de grande importância para a elaboração do texto descritivo, desde as características físicas e/ou psicológicas do que se pretende analisar, como por exemplo: sentimentos, sensações, altura, cor, peso, textura, comprimento, peso, dimensões, função, clima, tempo, vegetação, localização, localização, dentre outros.

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DESCRITIVO

• Retrato verbal
• Ausência de ação.
• Utilização da enumeração e comparação.

ESTRUTURA DESCRITIVA

A descrição apresenta três passos para a construção:

1. Introdução: apresentação do que se pretende descrever.
2. Desenvolvimento: fazer a descrição.

Observe os dois textos abaixo:

Texto 1
A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas lojas, uma escola, uma igreja e uma praça.

Texto 2
A bonita cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas poucas lojas, uma escola muito boa, uma igreja lindíssima e uma praça muito florida.


Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em Descrição Objetiva, como o Texto 1, e Descrição Subjetiva, conforme o Texto 2.

TEXTO DESCRITIVO OBJETIVO

O texto procura descrever de forma exata, precisa e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor, opiniões ou impressões pessoais de quem faz a descrição.

CARACTERÍSITICAS DO TEXTO DESCRITIVO OBJETIVO

1. Descrição exata e precisa.
2. Maior aproximação possível da realidade.
3. Imparcialidade na descrição.
4. Isenta de opiniões e duplos sentidos.
5. Transmissão dos detalhes com exatidão.

Observe os três textos descritivos objetivos abaixo:

Texto 1
Não sei se o nome dela é Maria. A moça é bastante alta e magra. A pele muito morena. Tem cabelos cacheados e compridos até o meio das costas. Usa óculos e deve ter entre 25 e 30 anos.


Texto 2
Júlia encontrou a casa que tanto procurava comprar. Era feita de tijolos à vista e a porta da frente era pintada de branco com um vitrô do lado direito. Em frente à porta havia um pequeno pergolado de madeira bruta, com um tapete no piso de cerâmica também branca. A janela, que parecia ser a da sala, devia ter uns dois metros de largura. Os batentes eram de madeira na cor branca que sustentavam os vidros transparentes, porém, cortinas lilases e frisadas ficavam fechadas garantindo a privacidade do lar.


Nos textos acima, você pode observar que não há opiniões sobre cada uma das pessoas, objetos ou lugares que foram descritos. Através das descrições é possível fazer um retrato realista de tudo o que foi descrito.